A Cidade de Jaú

 

 

História de Jaú

Atraídos pela qualidade da terra, em meados do século XIX,os primeiros povoadores vieram de Itú, Porto Feliz, Capivari e sul de Minas e aqui se fixaram com suas famílias.

        Em um determinado dia, provavelmente do ano de 1853, em casa de Lúcio de Arruda Leme, reuniram-se os cidadãos bento Manoel de Moraes Navarro, Capitão José Ribeiro de Camargo, Tenente Manoel Joaquim Lopes e Francisco Gomes Botão e então ficou deliberada definitivamente a fundação do povoado.

        Por proposta de Bento Manoel de Moraes Navarro essa povoaçào foi fundada sob a inovação de Nossa Senhora do Patrocínio, de quem ele ofertou uma imagem que mandou esculpir em Itú, e, como esse povoado ficava à margem do rio Jahu, a padroeira recebeu   a denominação de Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú.

        Foi determinado, então, que a data de fundação do povoado seria 15 de agosto por ser o dia da  ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA.

        Em 24 de maio de 1858 Jaú é elevado a Distro de Paz, sendo o Capitão José Ribeiro de Camargo, o primeiro juiz de paz.         

         A 23 de abril de 1866 Jaú é elevado a categoria de Vila.

        E em 15 de abril de 1868, é criado  o Termo de Jaú, sendo o primeiro juiz municipal   Antônio ferreira Dias e o primeiro delegado de polícia, o tenente Antonio Manoel de Moraes Navarro.

        A 06 de fevereiro de 1889 o Jaú recebe o título de cidade.

        O ciclo do café iniciou na década de 1860 e perdurou até 1960, aproximadamente por 100 anos. Durante este período a cidade atingiu o período áureo de desenvolvimento e riqueza, que ainda se pode verificar através de suas edificações.

 

Monumento a João Ribeiro de BarrosUm outro ícone da história jauense foi o piloto João Ribeiro de Barros, que nasceu no início do século XX, ao dia 4 de abril. Sua vida e obra são um exemplo de quanto é capaz o ideal jovem. Ele se tornou um herói internacional em 1927, quando no comando do avião Jahu, transpôs o Oceano Atlântico, ligando pelos ares a Itália ao Brasil, na maior conquista da aviação mundial da época. Foi um exemplo de coragem, de competência, de resignação e de civismo, ao colocar sua própria vida a serviço da Pátria..

Competiu com os maiores nomes da aviação e com países altamente desenvolvidos, como a França, Espanha, Itália, Alemanha e Estados Unidos. Superou  a todos, sem qualquer ajuda oficial do governo brasileiro, cumpriu o reide programado sob condições das mais adversas: doença, sabotagem, traição e abandono.

Sua aeronave foi o único aparelho de vôo que restou da disputa, o avião Jahu, inteiro e intacto. Pode ser visto no Museu da Aeronáutica no Parque do Ibirapuera em São Paulo.

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